A formação educacional no Colégio de São Bento de Olinda prima pelo desenvolvimento da criança em sua totalidade. Na Educação Infantil são promovidas ações pedagógicas que contemplam o educar e o cuidar, visando contribuir para a constituição de uma identidade cidadã em seus educandos.

Nesse sentido, a proposta pedagógica da nossa Instituição, considerando as etapas do desenvolvimento infantil, objetiva oportunizar situações didáticas diferenciadas, lúdicas e interativas, auxiliando no aprimoramento das potencialidades das crianças. O processo educativo concretiza-se em conjunto com a parceria, Família-Escola para que o educando sinta-se acolhido em sua singularidade e identifique-se com o espaço educacional beneditino.

A dinâmica escolar conta em seu corpo pedagógico com profissionais capacitados, Graduados e Pós-Graduados, e uma excelente estrutura física, compondo um espaço de interação social: com ambientes e vivencias culturais que fornecem ao nosso alunado elementos importantes para fortalecer sua autoestima e aprimorar suas capacidades.

Na área social, a escola torna-se um espaço de ampliação das relações com os colegas de turma e a identificação dos interesses afins nos grupos de amizade. Nesse sentido, investimos no Projeto Zelo Bom, que cultiva o respeito às diferenças, o bom convívio e o cuidado pelo espaço coletivo, segundo a regra do nosso Pai São Bento.

Na nossa Instituição o segmento da Educação Infantil atua visando tornar acessível para as crianças o contato com a linguagem e o conhecimento variado, de forma que as aprendizagens sejam diversificadas e realizadas em situações de interação próprias, estimulando a criatividade, a cooperação a responsabilidade.


O QUE PRIORIZAMOS NO TRABALHO PEDAGÓGICO

Na perspectiva do letramento, o processo de ensino/aprendizagem conta com um ambiente que estimule, nas crianças:

  • O uso da língua oral e da leitura mediante o estímulo e o contato com uma boa literatura infantil, desde o maternal;
  • A criação de textos que, revelem de alguma forma o jeito pessoal de ler, ver e contar o mundo;
  • A utilização da contagem nas brincadeiras, jogos e situações em que ela reconheça a necessidade da matemática em seu cotidiano;
  • A curiosidade em compreender o meio físico e social, as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e a qualidade de vida humana;
  • Estabelecer, gradativamente, relações de cooperação e participação em diferentes situações de convívio;
  • A usar o computador como mais uma ferramenta disponível para a construção do seu conhecimento;
  • A manipulação de diferentes instrumentos e materiais disponíveis para sua livre expressão artística, oportunizando a apreciação de trabalhos de outras crianças e de obras de artistas consagrados;
  • Atividades de produção e reprodução de ritmos, utilizando o próprio corpo e instrumentos musicais artesanais, industrializados e construídos pelas crianças;
  • A vivenciar a solidariedade e fraternidade ambas inspiradas nos ensinamentos de Jesus Cristo e do nosso Pai São Bento.



HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

A Educação Infantil funciona no turno da manhã, conforme o Regimento da Escola.

• Horário - 7:10 às 11:40
• Coordenadores e Direção dispõem de um horário para atendimento individual aos pais, quando necessário.